Pesquisar este blog

sábado, 12 de setembro de 2009

DIFERENÇA ENTRE OS CALIBRES 7,62 E .308 WINCHESTER

SEGUE TEXTO REFERENE A DIFERENCA ENTRE 7,62 E 308

Peço licença ao Marcello G. Torres, autor do tópico para disponibilizar seu artigo aqui, pois é um texto que realmente merece ser disseminado aos amantes do tiro, em especial aqueles que são adeptos ao tiro de fuzil.


O .308 Winchester e o 7,62 X 51mm parecem, MAS NÃO SÃO o mesmo calibre!

Para começar, é preciso deixar claro que fora o calibre nominal das pontas (7,62mm = .30 pol.), há muito pouco em comum entre ambos!

As dimensões do .308 pelo padrão SAAMI (Sporting Arms and Ammunition Manufacturers Institute) e as especificações militares do 7,62 são próximas o suficiente para um caber no outro, mas distantes o bastante para causar MUITOS problemas, inclusive sérios riscos às armas e aos atiradores.

Observemos que as dimensões externas de ambos são as mesmas, porém as câmaras de cada um (e outros fatores) NÃO SÃO!

Um resumo das diferenças é o seguinte:

1) As dimensões internas e de headspace das câmaras do .308 e do 7,62 são diferentes, tanto quanto são diferentes os "gauges" (calibradores-padrão) GO, NO-GO e FIELD REJECT de um e outro. O .308 tem as seguintes dimensões para cálculo de headspace sobre a linha média dos ombros (datum line) das câmaras:

GO – 1,6300 pol. // NO-GO – 1,6340 pol. // FIELD – 1,6380 pol.

Já o 7,62 não tem um padrão SAAMI, mas especificações militares definidas pelas FFAA norte-americanas, NATO etc.:

GO – 1,6350 pol. // NO-GO – 1,6405 pol. // FIELD – 1,6455 pol.

Vejam que as diferenças são assaz significativas, e é fácil de perceber que as câmaras militares são bem maiores que as civis! A razão é que as peças militares precisam trabalhar longa e perfeitamente sob as mais diversas condições de utilização, muitas vezes sem contar com qualquer manutenção ao longo dos combates. Armas civis não têm essas mesmas exigências a satisfazer.

Mas não é só isso:

2) As pressões de câmara do 7,62 e o 308 são ENORMEMENTE disparatadas, não apenas em números absolutos, mas tb pelos métodos de medição etc.:

- 7,62 X 51mm – máximo de 50.000 PSI // Prova padrão de 67.000 PSI

- .308 Winchester – máximo de 62.000 PSI // Prova de 83-89.000 PSI

Isto significa que o 7,62 trabalha a pressões médias muito mais brandas que o .308 Winchester, e por que? Porque, mais uma vez, as armas militares devem se manter funcionando sob as mais extremas condições enquanto as armas civis podem (e devem) ser tratadas com muito mais apreço, além da preocupação que os fabricantes civis têm com a recarga de munições.

Mas ainda não terminaram as diferenças!

3) A espessura das paredes e bases dos estojos militares 7,62 X 51mm é notavelmente maior do que os estojos .308 Winchester civis. Isso é necessário porque a munição militar deve funcionar sob regimes exigentíssimos nas mais diferentes armas, com diferentes dimensões de câmaras. Tudo isso sem se preocupar - ATENÇÃO! - com as condições dos estojos APÓS o uso! Já os fabricantes civis têm a obrigação e todo o interesse de diminuir essas variações ao máximo em benefício da segurança e da universalidade de uso das munições comerciais nas suas armas. Adicionalmente, há toda uma indústria de recarga que faz uso desses estojos e espera poder reutilizá-los após o tiro, coisa que não importa em nada (ou quase) aos militares.

No fim da reta, moçada, a regra de ouro é:

- Evite ao máximo utilizar munição .308 em fuzis com câmaras militares (7,62 X 51mm)!

Para garantir sua segurança, meça cuidadosamente a câmara do seu fuzil com os "gauges" SAAMI, e se a câmara não passar o teste SAAMI FIELD, das duas uma:

- Ou você passa a usar apenas estojos 7,62, OU...
- Ou você procura um armeiro INTEIRAMENTE confiável e experiente e pede a ele/a que refaça sua câmara para o headspace do .308 Winchester.


Complemento postado por Carlos T.:

Vale lembrar que a destinação dos cartuchos em sua concepção visava armas e usos diferentes.
O 7,62 Nato foi desenhado para ser usado em armas tais como as M1/M14 onde a previsão é de fogo automático ou mesmo semi-automático em até 20 a 40 tiros por minuto. Desta forma, a espoleta e seu assentamento (profundidade principalmente) diferem bastante das .308 onde a previsão seria de rifles de ferrolhos com grande intervalos entre um tiro e outro. A ação do percussor em uma arma automática ou semi ocorre de forma muito mais agressiva que as demais armas, sendo por isso que encontramos espoletas diferentes. Outro ponto é a forma de alimentação que exige cartuchos mais resistentes em armas semi e auto, pois os mesmo não são inseridos e extraídos de forma tão gentil como em uma arma de ferrolho. Fora o fato que as armas militares estão sujeitas a trabalhar sem limpeza por grandes períodos, o que influenciou na concepção do cartucho para trabalhar em condições de armas sujas.
Existe a questão da diferença de pressão dos referidos cartuchos. Como as paredes do 7,62 são mais grossas, a capacidade volumétrica é menor e a recarga com igual quantidade de pólvora de um cartucho 308 win levará a pressões muito superiores na câmara. E por outro lado, não que obrigatoriamente um cartucho de 308 win comercial tenha como padrão uma pressão superior ao 7,62 Nato, mas a especificação dos mesmos aponta um possível pressão de trabalho maior (até 62.000psi) , o que acrescentando-se às diferenças de Headspace denotam a necessidade de grande precaução no uso destas (308 WIn) em armas 7,62. Na verdade o contrário é observado, os cartuchos comerciais, por medida de mitigação de risco (o fabricante não quer ser processado por um caçador furioso que teve sua arma "explodida") costumam apresentar pressões menores e as munições militares costumam ser mais "quentes".
Outra influência da diferença de dimensões de câmara e espessura menor do 308 win (e portanto menos material) é que usando uma carga "quente" de 308 Win em uma arma 7,62 pode faltar material para a expansão do referido cartucho, levando à rupturas do mesmo.
Caso reste alguma dúvida sobre as dimensões expostas pelo Marcello, acredito que o diagrama abaixo é de grande valia.

A linha pontilhada é onde encontramos o Headspace no "ombro" do cartucho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário